WhatsApp e a queda da telefonia móvel no Brasil
Não é de hoje que o brasileiro vêm abandonando o uso de chips e linhas e puxando a telefonia móvel para baixo no Brasil. O ano de 2015 foi de grande reviravolta para as operadoras de telefonia móvel, acostumadas com o crescimento ano após anos de suas linhas em território nacional. Em relatório divulgado em janeiro, a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) informou o cancelamento de quase 23 milhões de linhas no país somente em 2015. Essa queda não é pontual ou referente a problemas no serviço prestado, mas sim generalizada e presente em todos os estados do Brasil.
Já em 2013, havíamos avisado sobre a possível perca de R$ 36 bilhões de receita das operadoras por causa dos aplicativos de torpedo gratis. Acredita-se que a crescente queda está ligada principalmente a dois fatores: uso de aplicativos de mensagem instantânea como o WhatsApp e o Facebook Messages, e a crise econômica no Brasil, que tem levado cada vez mais consumidores a se desfazer de seus chips e optar por apenas uma operadora de celular. Fazendo uma comparação entre elas, a TIM foi a que mais perdeu usuários, com uma queda de 9,6 milhões de clientes em comparação ao ano de 2014. Na sequência tem a Vivo, com o cancelamento de 9,4 milhões de linhas, a Claro, com 6,1 milhões e a Oi, menos impactada com o cancelamento de 2,4 milhões de linhas. Apesar da grande queda, a TIM continua liderando o mercado de telefonia móvel pré-paga. Na modalidade pós-paga, a Vivo figura como primeiro lugar em quantidade de clientes.
Mesmo com a queda, estima-se que existam mais de 257 milhões de linhas móveis ativas no país, sendo a maioria delas (71,6%) pré-pagas, quando nenhum contrato com a operadora é necessário. O grande desafio das empresas este ano é converter os clientes para planos pós-pago, onde um valor é cobrado no fim do mês de acordo com o tipo de contrato. Dessa forma, eles garantiriam receitas de ligação e SMS, recursos cada vez menos usados pelos brasileiros.
No WhatsApp, o usuário tem a liberdade, através do plano de dados, de falar com qualquer operadora pelo mesmo preço, o que anula a necessidade de manter vários chips para fazer ligações. O aplicativo, inclusive, cresce a cada dia. Já atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos no mundo todo, estando presentes em 93% dos celulares no Brasil, de acordo com pesquisa do Ibope. Com as mudanças que estão por vir, é de se esperar que o aplicativo de mensagem instantânea cresça ainda mais no mundo todo.