TIM e Vivo testam NFC para pagamento movel
Duas grandes operadoras de telecomunicações no Brasil anunciaram que começaram ensaios utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication) para pagamentos móveis. A TIM fez uma parceria com a Itaú, MasterCard e Gemalto para seu projeto piloto, enquanto a Vivo optou para o Bradesco e a Cielo. A Itaú e o Bradesco são as duas maiores instituições financeiras da América Latina.
De acordo com a operadora TIM, os principais objetivos do piloto são ganhar conhecimento sobre a tecnologia, treinamento de seus colaboradores internos, e principalmente avaliar dificuldades e feedbacks para o futuro lançamento. A TIM e o Itaú disseram que pretendem aumentar a quantidade dos testes de forma gradual. A TIM está considerando oferecer a tecnologia NFC para os clientes no segundo semestre deste ano.
A TIM está realizando seu projeto de NFC para pagamentos móveis em uma parceria com o Banco Itaú, MasterCard, Redecard e o fornecedor Gemalto, empresa de segurança digital líder no mercado brasileiro. Para o piloto, eles realizaram 50 dispositivos compatíveis com o PayPass Mobile ™ (uma tecnologia desenvolvida pela MasterCard) e os disponibilizaram para um grupo de pessoas selecionadas que usaram os dispositivos para pagar suas contas em 100 restaurantes credenciados ao projeto na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro ) e Jabaquara (São Paulo).
Em vez de aceitar um cartão de crédito físico, o comerciante utiliza esta tecnologia para inserir o valor no ponto de venda (POS) Redecard (sistema da MasterCard). As compras são cobradas na seguida no cartão de crédito ou diretamente do banco.
Para atender às necessidades de segurança para o projeto, a TIM está trabalhando com a Gemalto, que está fornecendo a solução TSM (Trusted Service Management, ou seja serviço confiável de gestão).
A operadora Vivo, unidade brasileira da Telefónica, anunciou o lançamento de seu projeto piloto de implementação de um modelo de pagamento através de um cartão de débito virtual via telefone. A iniciativa usa a tecnologia sem contato NFC e uma aplicação móvel Vivo para acessar o cartão de banco virtual.
Para o piloto, as empresas optaram por usar seus próprios empregados para testar a solução. Trabalhadores das ambas empresas vão receber um telefone celular com tecnologia NFC da Vivo e um cartão de débito virtual ligada à linha. Esta combinação lhes permitirá comprar itens nas lojas parceiras da Cielo (aproximadamente 300 mil lojas).
Desde dezembro, o Banco Bradesco, parceiro financeiro da Vivo ofereceu cartões com tecnologia NFC aos seus clientes do segmento Premium.
De fato, em novembro a operadora Claro e o banco Bradesco anunciaram lançamento de planos do serviço de pagamento móvel em 2013. A solução resulta na criação de uma joint-venture, parte das duas empresas, e formado no ano passado, com o nome MPO (Mobile Payment Operator = Operadora de Pagamento Móvel). Ambos os produtos: uma carteira virtual amarrada a uma linha móvel e uma solução NFC para permitir as transações, estão em fase de desenvolvimento.
Também, no ano passado, menos de uma semana após o anúncio da Claro / Bradesco, a Vivo Telefónica e MasterCard apresentaram uma solução NFC semelhante com o mesmo objetivo: incluir brasileiros sem contas bancárias no sistema financeiro, utilizando uma conta de celular pré-pago.
Mesmo com estes testes, a Frost & Sullivan prevê que a comunicação NFC não vai decolar na América Latina este ano, pois o serviço de torpedos/sms é susceptível de ver maior adoção. Em uma apresentação no início de Janeiro, Renato Pasquini, o líder do time de telecomunicação da Frost & Sullivan, disse que a baixa penetração de dispositivos “high-end” limita o potencial de NFC no momento, mesmo se alguns terminais ponto de venda (POS) já são compatíveis. No entanto, ele disse que outros estudos sobre NFC são esperados em 2013, por exemplo, durante a Copa das Confederações no Brasil.