Noticias

Qual é o Setor Mais Promissor do Brasil ?

Qual é o setor mais promisor do Brasil ?

Qual é o setor mais promisor do Brasil ?

Trafego internet gerado pelos celulares e tablets representa só 1.5% do trafego internet no Brasil (artigo original do Forbes : What is brazils most promising sector ?)

O Brasil já represente o maior Mercado de “E-commerce” da América Latina.

A população conectada, 78 milhões, é maior que a população total da Espanha, da Franca ou da Inglaterra. E-commerce  cresceu demais no Brasil, com um taxa de crescimento meio de 32,5% nos últimos dois anos e a previsão de crescimento para 2012 é de 26%. Porem, o usou de celulares para acessar internet ainda esta no começo: o trafego gerado pelos celulares e tablets representa só 1,5% do trafego internet total do pais.

Hoje Brasileiros ainda usam os celulares só para falar e mandar mensagens. Amanha eles usaram os celulares deles pro internet e para comprar também.

De acordo com a Agencia Nacional de Telecomunicação do Brasil (Anatel), tem 116 telefones celulares para 100 pessoas no Brasil. Porem, celulares inteligentes (“smartphones”) são ainda sob usados no Brasil. A proporção de compras feitas pelos celulares e muito baixa, abaixo de 1% do total das vendas pelo internet.

Seguindo a tendencia global, M-commerce esta expectado crescer abruptamente no “pais do futuro”. Daqui as 2015, pelo menos a metade da população, ou seja 100 milhões de pessoas, tiveram um celular com acesso no internet.

Compra a partir do celular (“Mobile shopping”) já esta uma realidade no mundo desenvolvido. Paypal gerou 750 milhões de dólares de lucro dos celulares em 2010. Em 2011, a forecast de lucro da Paypal dos celulares era de 1,5 bilhões. Em seguida no mesmo ano, o sistema de pagamento online que pertencia ao eBay saltou essa forecast para 3 bilhões de dólares. No final, a galinha dos ovos de ouro terminou com 4 bilhões de pagamentos somente em 2011. Para 2012, Paypal esta prevendo 7 bilhões em volume de pagamento pelos celulares.

De acordo com a Mashable, o uso do internet internet móvel superara o uso de computadores antes de 2015. Se muitos vejam esses números como um mercado potencial enorme, outros, como a Google, afirmam que a internet móvel representa uma oportunidade de democratizar a informação bem além do PC. SoLoMo (Social – Local – Móvel) e a palavra Buzz que resuma a convergência das redes sociais, da geolocalização e dos novos usos dos móveis.

SoLoMo também descreve um sonho pros publicitários que esperam chegar mais perto do consumidor baseado em onde eles ficam e de acordo com as preferencias deles. Telefones móveis estão definitivamente mudando os comportamentos dos usuários. Nos EUA, adolescentes foram chamados a Geração torpedo (“sms generation”): jovens de idade entre 12 e 17 mandaram 60 torpedos num dia tipico de 2011, a pesquisa mostrou. Na Europa, 55% dos usuários de moveis entram no internet através de celulares. Siri e a nova forma de pesquisa no internet e foi identificada como Google killer.

Google esta apostando na tecnologia NFC (“near field communication”, Comunicação de Campo Próximo ) no smartphones matara o cartão de credito. O Google Wallet (Carteira) permite pros usuários pagar para itens nas caixas somente passando o celular perto de um receptor. Em números, vendas global de celulares equipados com tecnologia NFC aumentaram ate 30 milhões de unidades em 2011 seguindo um report do Berg Insight. A empresa de pesquisa estima que, ate 2016 terá mais de 700 milhões de aparelhos com função NFC. Essa tecnologia ainda não e disponível nos celulares no Brasil. Mas empresas estão inovando nos meios de comunicar com consumidores e os celulares terão uma posição privilegiada num futuro próximo. Ibope, uma empresa multinacional especializada em media, mercados e pesquisa de opinião, presente em 14 países, revelou uma pesquisa indicando que as despesas de publicidade no Brasil chegaram ate US$ 52,89 bilhões em 2011, mais de 15,8% que em 2010. EMarketer, reportou que US$3,23 bilhões foram investidos na publicidade online; somente 5,39% do montante total mas 70,6% a mais que em 2010. O numero de 2012 sera ate maior e algumas empresas já estão desenvolvido publicidades unicamente para celulares.

CeBIT, o maior congresso apresentando inovações digital e soluções de telecomunicação, aconteceu na Alemanha no inicio do mês. Uma das principais conclusões foi que o M-commerce vai impactar bastante no mundo em 2012. Durante as sessões de abertura do CeBIT, a presidente do Brasil Dilma Roussef falou :

 ”Em 2011, o Brasil foi o terceiro maior mercado de computadores pessoais do mundo e o quinto maior mercado de telefones celulares. Mais de 61 milhões de brasileiros têm acesso à internet e esse número está em contínua expansão.

O ano de 2012 será especialmente promissor. Até dezembro, por meio do Programa Nacional de Banda Larga, ativaremos uma rede de fibra ótica de 31 mil quilômetros, que chegará às capitais de nossos 27 estados federados e cobrirá a metade de nossa população. Licitaremos, em maio, as faixas necessárias para a implantação dos telefones móveis de quarta geração. Estaremos operando nessas faixas ainda em 2013 nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.”

Discurso inteiro da Dilma Roussef no CeBIT 2012

Além do aumentou de acessos internet, o governo também precisa lutar contra os monopólios na industria de telecomunicação. Da área total do pais coberta com internet celular, somente 12,6% dos municípios tem dois ou mais concorrentes no mercado revelou uma pesquisa do Chinese multinational Huawei. Apesar da pesquisa não indicar quais ações o governo está tomando contra esses monopólios, ela confirma a tendência da internet móvel prevendo que até 2014 haverá quatro vezes mais pessoas que se conectam à internet através de dispositivos móveis do que via PCs.

Businessweek recentemente descreveu como desesperadamente o Brasil precisa de uma reforma do setor da telecomunicação móvel. Emília Ribeiro, comissário do regulador das telecomunicações do Brasil (Anatel), afirmou que “taxas cobradas pelas operadoras de moveis do Brasil poderiam cair de quase 80% daqui as 2018”. O Brasil e o terceiro pais do mundo onde as tarifas de telefone são mais altas, quando o tamanho da população e da economia é levado em consideração, apenas atrás da Nigéria e África do Sul, segundo a pesquisa do Bernstein.

Quando no Brasil, a taxa de interconectividade celular e 48 centavos por minuto, a meia atual e somente 6.2 centavos nos 33 membros da Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (Organization for Economic Cooperation and Development). Os EUA, México, Israel, Turquia, Coreia e Portugal cobram menos de 5 centavos por minuto, seguindo os números da OECD desse mês.

Com consumidores pagando tarifas nas mais altas do mundo, o lucro das telecomunicações no Brasil deveriam atingir US$120 bilhões em 2012 conforme Research and markets.

Vivo e o líder com 29% do mercado, seguido pela TIM Brasil, 26% e a Claro com 25%.