Fique alerta e fuja dos aplicativos falsos!
Você sabia que os apps podem ser uma grande “armadilha” criada por hackers? Isso mesmo, por isso é preciso ser cauteloso (a) na hora de baixar os aplicativos.
Por mais que os procedimentos de segurança fetos pelo iOS e Android sejam bem avançados pode acontecer que apps falsos passem desapercebidos pela Google Play e App Store.
Fique alerta e fuja dos aplicativos falsos!
Para não cair nessa armadilha, listamos algumas dicas para você seguir. Confira:
- Apps recomendados na App Store e Google Play
As lojas oficiais estão sempre indicando aos seus usuários os aplicativos do momento e os mais recomendados. Seguir as dicas da App Store e Google Play é sempre uma ótima opção, pois são aplicativos que passaram por um crivo de segurança e tendem a ser muito mais confiáveis.
- Comentários e avaliações:
Uma dica é sempre conferir as avaliações dos demais usuários. Quanto mais antigo for o aplicativo, mais comentários falando sobre a experiência de uso do app.
Dê preferência aos aplicativos bem avaliados;
Fuja dos aplicativos que constam muitos relatos sobre excesso de consumo de bateria e bugs.
- Data de lançamento do app
Antes de fazer o download confira a data de lançamento do aplicativo. Essa é talvez uma das formas mais fáceis de se proteger de aplicativos falsos, pois quanto mais recente o app mais a chance de nenhum bug ter sido identificado tanto pelo usuário, quanto pela App Store e Google Play.
- Sobre o desenvolvedor
Uma outra maneira de se blindar de apps falsos é conferindo a empresa responsável pelo desenvolvimento do aplicativo. Por isso, dê preferência para os desenvolvedores mais conhecidos no mercado, essa avaliação é muito importante principalmente se o app for recém-lançado.
Caso tenha se interessado por algum aplicativo e o mesmo ainda estiver na primeira versão, você poderá consultar os demais aplicativos criados pelo mesmo desenvolvedor, se as avaliações forem positivas e com grande aceitação dos usuários dá para baixar o app com tranquilidade mesmo que seja na sua primeira versão.
- Permissões de acesso
É normal que os aplicativos solicitem permissões para o uso da câmera, contatos entre outros recursos do aparelho celular, mas fique alerta a solicitações em excesso como por exemplo acesso aos contatos da agenda telefônica ou aqueles aplicativos que pedem permissão para o envio de SMS.
Ficou desconfiado (a)? Desinstale o aplicativo ou denuncie o aplicativo na loja oficial da App Store ou Google Play.
- Atualizações
Fique de olho nas atualizações! Apps que não sofreram atualizações pelo desenvolvedor há bastante tempo podem trazer problemas como bugs, incompatibilidade com smartphones mais novos e principalmente trazem mais riscos a segurança dos usuários.
- Lojas oficiais
Utilize apenas as lojas oficiais para fazer downloads! Existem muitas opções de lojas não oficiais por aí principalmente para o sistema Android, a única dica é fuja dessas lojas, pois nesses casos não existe um padrão forte para segurança o que favorece os ataques de hackers.