Noticias

Empresa brasileira lança smartphone com custo-benefício atrativo

Positivo One

Seguindo a linha da popularização dos smartphones, a Positivo Informática, companhia brasileira de equipamentos eletrônicos, acaba de lançar no mercado o seu novo smartphone, o Positivo One. Chegando às lojas brasileiras essa semana com preço sugerido de 429 reais, o aparelho é considerado de baixo custo e deve atender a uma população específica, que passará a contar com mais recursos em seus celulares. Com um bom custo-benefício, o Positivo One é dual chip e vai rodar pelo sistema operacional Android 5.1 (Lollipop).

O aparelho estará disponível nas cores preta e dourada. Entre os recursos existentes, estão processador dual-core de 1.3GHz, 8GB de memória interna – que pode chegar até 32GB com o uso de um cartão microSD -, e câmeras frontal de 1,3MP e traseira de 3,2MP. Além disso, o aparelho conta com tela sensível ao toque de 4 polegadas, interface gráfica, suporta conectividade 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.0 e ainda possui modo de economia de bateria.  Já a reprodução de vídeos pode ser feita em formatos MP3, 3GP e AVI, e de áudios em MP3, Midi, Wav e Amr. A porta de conexão é micro USB. Apesar de não ter um design super inovador, o aparelho cumpre o que promete.

Juntamente com o novo smartphone, a Positivo Informática lança também um novo modelo de entrada para os aparelhos clássicos, chamados de “feature phone”, aqueles modelos com recursos limitados e sem acesso à internet, mas úteis para ligações e envio de mensagens SMS. O Positivo P28 chega ao mercado com preço sugerido R$219 e apenas na cor preta. O aparelho conta com processador de 260MHz, com 24MB de memória ROM e 32MB de RAM, expansível até 8GB via cartão microSD. Além disso, o celular possui rádio que suporta MP3, câmera traseira com flash e conectividade bluetooth. O teclado é anatômico e a tela de 2,8 polegadas QVGA.

Segundo a fabricante, este modelo atende a uma demanda fiel da população, que utiliza aparelhos celulares apenas para receber e fazer ligações e ouvir rádio FM, não estando disposta a investir muito dinheiro em um aparelho. No último balanço divulgado pela Positivo, referente ao terceiro trimestre de 2015, esses aparelhos mais básicos (feature phones) representaram 46% dos celulares vendidos pela marca. Apesar da popularização dos smartphones, é perceptível que ainda há mercado para este tipo de aparelho. Enquanto isso, a empresa segue investindo nas duas vias como forma de aumentar receita e atender a um público específico.