Contestações contra operadoras de telefonia móvel sobem 40%
Telefonia móvel lidera o crescimento das queixas
Órgão de defesa do consumidor Procon Campinas (SP) anunciou receber 16,7% mais reclamações do que o mesmo período o ano passado e em geral a telefonia móvel lidera esse crescimento.
O órgão registrou 20,3 mil queixas entre janeiro e julho de 2013, e as contestações contra as operadoras de telefonia móvel subiram de 40,5%.
Este ano, o segmento da telefonia móvel é o mais afetado com 2.2 mil queixas puxado pela empresa Claro que chegou a 965 reclamações em seu nome. O ano passado (2012) as financeiras ficavam em primeiro lugar no ranking e passaram em segundo lugar com 2 mil reclamações, a operadora Claro ficava em terceiro lugar.
“No segmento da telefonia móvel, a cobrança indevida, dificuldades em cancelar o serviço, a má qualidade da prestação dos serviços, como chamadas que não se completam, problemas na conexão, entre outras, são as demandas mais apresentadas”, disse a diretora do Procon, Lúcia Helena Magalhães.
Processo de reclamação na Procon
Dentro das 20 mil queixas registradas neste ano segue os assuntos mais puxados dentre outros são:
- cobranças indevidas;
- falta de informação/cópia de contrato;
- descumprimento de oferta;
- vícios de serviço/no produto;
- não entrega do boleto de quitação e negativação indevida do nome do consumidor
Inovações no tratamento das queixas foram adotadas desde março 2013 para acelerar a solução dos problemas apresentados pelos consumidores. Uma delas é o contato telefônico com as empresas reclamadas no momento em que o consumidor registra sua reclamação. Com isso, mais de 5.500 ligações resultaram em acordos agilizando o procedimento e solucionando o problema do consumidor mais rapidamente.
As audiências de conciliação nos processos administrativos também é outro meio que vem possibilitando a solução das reclamações. Um caso significativo foi de 59 queixas contra uma empresa de móveis planejados em que 55 delas foram resolvidas amigavelmente.
Fonte: Procon Campinas