Ligações por WiFi já funcionam no Brasil
A Vivo foi a primeira operadora a liberar o novo serviço da Apple para os clientes que usam iPhone.
A Apple acaba de trazer ao Brasil, na atualização do seu iOS 9.3, o recurso de ligações por meio de conexões de rede WiFi, chamado de Wi-Fi Calling. Com a novidade, os usuários podem realizar ligações telefônicas em lugares onde há pouca ou nenhuma cobertura de celular, usando apenas uma conexão de internet, que geralmente está presente na maioria dos locais, mesmo em cidades pequenas ou mais afastadas. É possível utilizar a nova ferramenta nos iPhones a partir do modelo 5c.
Apesar de ser uma novidade empolgante para o consumidor brasileiro, as ligações via conexão WiFi ainda não estão disponíveis para todas as operadoras brasileiras. No Brasil, a Vivo, da Telefônica, saiu na frente e já liberou o recurso para seus clientes. A adoção do sistema pela Vivo foi possível graças a um recurso anterior lançado em 2015 pela operadora de telefonia, o Vivo TU Go, aplicativo que já permitia a realização de chamadas e envio de SMS usando uma rede WiFi. Com o novo recurso da Apple, os usuários da Vivo não mais precisam do aplicativo para realizar as chamadas, que passam a poder serem feitas genuinamente a partir dos iPhones.
A grande vantagem do recurso, para os que possuem acesso a ele, é que o novo serviço ampliou as possibilidades de conexão dos usuários. Dessa forma, as ligações poderão ser realizadas em locais como alguns prédios com sinal ruim ou ambientes internos, tudo apenas com a rede WiFi local. Conectados, esses usuários também poderão receber ligações e SMS normalmente. Em uma viagem ao exterior, por exemplo, se usado o novo recurso, não há mais a cobrança de roaming internacional para receber ou fazer ligações. Contudo, o serviço não sai de graça.
Para os usuários da Vivo, a cobrança é feita pela tarifa de uma ligação local, tanto para fazer quanto para receber chamadas. As ligações serão descontadas do plano normalmente, estando atrelada ao consumo, só que com preço padrão, o que vai gerar grande economia na conta para quem vive se deslocando. Por enquanto, o recurso está disponível apenas para pessoas físicas, mas a Vivo afirma que até o final do ano terá implantado a novidade também para seus clientes corporativos.
Para clientes Vivo com outros aparelhos, a exemplo de smartphones que rodam o Android ou o Windows Phone, o uso do WiFi para ligações ainda está atrelado ao uso do aplicativo Vivo TU Go. Vale lembrar que a Vivo é a primeira operadora da América Latina a oferecer o serviço. Espera-se que, em breve, as demais empresas de telefonia também passem a oferecer a seus clientes a novidade.
Para quem já usou o serviço, compartilhe sua experiência nos comentários abaixo!